EQL News: 5 dicas para evitar procrastinação financeira
Tempo médio de leitura: 4 minutos
Adiar tarefas pode trazer prejuízos em muitas esferas da vida pessoal e profissional. Quando esse mau hábito se estende às finanças, o resultado pode ser um amontoado de dívidas e a sensação de descontrole sobre os gastos.
A procrastinação financeira vem sempre acompanhada de desculpas que contamos para nós mesmas. O adiamento da organização das finanças só é resolvido quando há a mudança do comportamento e da mentalidade em relação ao dinheiro.
Os principais motivos para a procrastinação envolvem a falta de clareza quanto aos objetivos com o orçamento disponível, agir sob efeito dos sentimentos e a crença de que possíveis problemas financeiros serão resolvidos facilmente.
“Muitas pessoas sentem ansiedade e angústia quando pensam em suas vidas financeiras. As barreiras emocionais estão intimamente ligadas à procrastinação.”
Denise Castilo, consultora financeira
Separamos 5 dicas das especialistas para lidar com a procrastinação financeira:
Evite o autojulgamento
Encontre o melhor método de organização de finanças para si mesmo
Mude os hábitos
Crie metas financeiras realistas
Desenvolva o autoconhecimento
Por TIJERESA
Por que unir inteligência emocional e segurança psicológica é uma tendência cada vez maior no ambiente de trabalho
Existem diversos tipos de relações ecológicas na natureza. Uma delas é o mutualismo, quando os dois organismos envolvidos se beneficiam da interação. Um exemplo são os pássaros e os búfalos. Cheios de carrapatos, esses enormes mamíferos tiram proveito da presença das aves, que se alimentam dos pequenos aracnídeos. Proporções à parte, é essa a relação entre segurança psicológica (SP) e inteligência emocional (IE): elas vivem uma sem a outra, mas a união das duas forma uma parceria e tanto.
“A segurança psicológica é uma condição do ambiente muito importante para construir relações maduras. Esse espaço de troca faz com que as pessoas tenham coragem para expressar suas ideias e falar sobre seus erros.”
Cynara Bastos, psicóloga especialista em DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional)
Principalmente no ambiente de trabalho, a segurança psicológica é cada vez mais essencial. Até o Google concorda. Em uma pesquisa realizada internamente na empresa, constatou-se que a SP era a característica mais evidente dos grupos com melhores desempenhos.
Pessoas com coragem de correr riscos interpessoais e de expor e discutir ideias e projetos fazem os ambientes mais seguros e, portanto, mais ricos.
Create your profile
Only paid subscribers can comment on this post
Check your email
For your security, we need to re-authenticate you.
Click the link we sent to , or click here to sign in.