EQL News: 5 dicas para driblar a alta do aluguel
Tempo médio de leitura: 9 minutos
Com os efeitos econômicos decorrentes da pandemia de Covid-19, muitos inquilinos têm sofrido com a alta do aluguel. Apesar de ter desacelerado em novembro, com leve alta de 0,02%, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado para reajustar contratos de locação, ainda acumula alta de quase 18% nos últimos 12 meses.
E o cenário de alta já foi pior. Em julho, por exemplo, o IGP-M acumulado dos 12 meses anteriores chegou a 35,77%, enquanto em agosto foi de 33,84%. Já em setembro, o índice bateu os 31,12%, contra 21,73% em outubro.
Mesmo com uma variação tão elevada, ainda é possível renegociar o aumento com base em um indicador que pese menos no bolso. Enquanto o IGP-M é influenciado por oscilações do dólar e de cotações internacionais de produtos primários, como as commodities, o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) varia de acordo com a inflação real e o preço final do custo para o consumidor.
Por isso, especialistas explicam que algumas imobiliárias e proprietários de imóveis viram no IPCA a alternativa para um reajuste de contrato mais condizente com a realidade.
Por @seeavton
Projeto que limita preço de combustível e impõe taxa de exportação para o petróleo é aprovado
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou ontem (7) um substitutivo ao projeto de lei 1.472/2021 que institui uma política para limitar variações de preços de combustíveis, criando ainda um imposto de exportação sobre petróleo.
O texto, criticado pela indústria do petróleo e combustíveis, foi aprovado enquanto cresce a pressão para um controle dos valores diante dos impactos nos consumidores.
O projeto aprovado na comissão ainda precisa passar pelo plenário, de acordo com informação publicada pela Agência Senado.
Ana Pregardier: Cartinha para o Papai Noel é ferramenta de educação financeira para crianças
Você já parou para pensar que no momento em que uma criança faz uma cartinha para o Papai Noel, com seus pedidos de Natal, ela também está pensando nos seus desejos, suas prioridades e, muitas vezes, ela também em como viabilizar esse presente?
É por isso que a cartinha do Papai Noel é, sim, uma ferramenta de aprendizado de educação financeira para as crianças!
Aproveite esse momento com seus filhos e separe uma ocasião especial para construir e escrever as cartinhas. E não se esqueça de levar essa conversa muito a sério, porque o Papai Noel é uma figura muito amada pelas crianças!
Ao escrever (ou desenhar) a cartinha, é fundamental abordar três pontos principais:
Desejos
Prioridades
Por quê?
Vanessa Viana: uma desbravadora do caminho para as mulheres no mercado financeiro
Uma mulher com pouco mais de um metro e meio de altura e um salto agulha de 15 centímetros para encarar uma roda masculina no mercado financeiro. “Eu tinha que ter um pouquinho mais de altura. Chegava até a comentar que estava fora do ângulo de visão deles”, brinca.
Com a formação, experiência e vocação de Vanessa Viana, o salto alto era mero detalhe. O preparo da executiva é que fez a diferença no segmento durante anos. Ela é co-fundadora do departamento de Private Equity do Bradesco e participou do financiamento a projetos grandiosos no Brasil por nove anos.
Agora, este talento é direcionado para o mercado de Venture Capital – dos grandes fundos de investimentos que procuram start ups extremamente tecnológicas.
Vanessa é uma desbravadora. Daquelas cuja coragem ajuda outras mulheres a enfrentarem um caminho menos desafiador até as conquistas profissionais e pessoais.
Como Luciana Mirihad conquistou milhões de inscritos no YouTube ensinando receitas com ingredientes da cesta básica
Em João Dourado, município do interior da Bahia, Luciana Mirihad empreendeu pela primeira vez. Aos oito anos, passeando pela feira que ficava bem em frente à sua casa, ela ouviu a reclamação de uma feirante grávida: “Não tem banheiro aqui. Fica difícil trabalhar”. Na época, comendo apenas fubá com água por conta de dificuldades financeiras, a menina pensou que era possível fazer dinheiro com aquela situação. “Eu corri para casa e disse para minha mãe que tínhamos que alugar o nosso banheiro. Ela achou que eu estava doida”, lembra.
Apesar de não ser levada a sério, Luciana não desistiu da ideia. “Fui no seu Zé, um boteco do lado de casa, e comprei fiado um pacote de papel higiênico e um desinfetante. Prometi que voltava no dia seguinte para pagar”, conta. Com os itens em mãos, limpou o banheiro que ficava no quintal de sua casa e deixou tudo pronto para o dia seguinte. Quando ouviu os primeiros sinais de vida na feira, às 5h, saiu de casa, escreveu “banheiro” em um papelão e pendurou com um prego no portão. Para não ficar dependente da atenção dos transeuntes em seu anúncio, foi até a barraca da feirante grávida e contou a novidade. Naquele dia, ela não precisaria se preocupar com a falta de banheiro.
Quem foi Lucille Ball, atriz interpretada por Nicole Kidman em “Being the Ricardos”
Atriz, comediante, cantora, modelo, executiva de cinema e produtora. Mas também pode chamar de primeira-dama da televisão ou rainha da comédia. São muitos os títulos de Lucille Ball. O ícone da Hollywood dos anos 1950 ganhou uma versão nas telonas – “Being the Ricardos”, que tem estreia marcada nos Estados Unidos em 10 de dezembro -, na qual será interpretada pela atriz australiana Nicole Kidman.
Com interpretações que vão de “I Love Lucy”, série cômica norte-americana, à franquia de ficção científica “Star Trek”, Lucille Désirée Ball, nascida em 6 de agosto de 1911 em Jamestown, Nova York, é o retrato da mulher forte e empoderada daquela década. A atriz, que teve contato com o teatro ainda pequena, por conta do avô, estudou na John Murray Anderson School, uma escola de artes dramáticas localizada em NY. Em 1928, trabalhou como modelo, mas anos depois voltou à cidade para tentar a sorte na Broadway. A empreitada durou pouco: Lucille logo entendeu que seu lugar era mesmo em Hollywood.
Create your profile
Only paid subscribers can comment on this post
Check your email
For your security, we need to re-authenticate you.
Click the link we sent to , or click here to sign in.