As companhias deram uma pausa na divulgação dos balanços durante o feriado, mas voltam com tudo ontem (3).
Pela manhã, o Banco Pan anunciou lucro líquido de R$ 191 milhões no terceiro trimestre de 2021, com queda de 5% na comparação com o segundo trimestre e alta de 12% em relação ao mesmo período de 2020.
À noite, haverá a divulgação dos balanços de mais empresas, a exemplo de Itaú Unibanco, CSN, Cielo, Unidas, AES Brasil, Arezzo, Copasa, Pague Menos, Marcopolo, Grupo Pão de Açúcar, PetroRio, XP e Ultrapar.
Além dos resultados das companhias, as notícias corporativas também voltaram com intensidade.
A JBS (JBSS3) anunciou que o Tribunal Federal da Austrália aprovou a aquisição de 100% das ações da companhia de aquicultura HUON para 17 de novembro. A companhia ainda informou que esta era a última autorização necessária para a efetivação do negócio.
A Americanas (AMER3) efetivou a proposta de unificar ações com as Lojas Americanas (LAME3, LAME4). A incorporação prevê uma única companhia listada no Novo Mercado da B3 com a eliminação do desconto de holding das ações LAME3 e LAME4 e aumento da liquidez da AMER3.
O Banco Inter (BIDI11, BIDI4) teve a planejada reorganização societária aprovada em reunião na última segunda-feira (1) e, no mesmo dia, protocolou junto à U.S. Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de ações nos Estados Unidos, o pedido de oferta pública inicial (IPO) naquele país. As ações e units do banco dispararam alta no mesmo dia.
A WEG (WEGE3) anunciou investimentos de R$ 178,2 milhões na modernização e ampliação da fábrica de motores elétricos de Linhares, no Espírito Santo. A unidade é o segundo maior parque industrial da companhia.
Brasil tem superávit comercial de US$ 2 bilhões em outubro
A balança comercial brasileira teve superávit de US$ 2 bilhões em outubro, dado mais fraco para o mês desde 2015 (+ US$ 1,6 bilhão), obtido em meio à aceleração das importações, divulgou o Ministério da Economia hoje (3).
O resultado veio em linho com estimativa de analistas de um saldo positivo de US$ 2,05 bilhões, conforme pesquisa da Reuters.
A performance confirmou tendência vista nos últimos meses, com elevação das importações em ritmo mais forte que o observado na ponta das exportações.
Em outubro, as importações somaram US$ 20,516 bilhões, alta de 54,9% pela média diária sobre igual mês do ano passado. Isso ocorreu tanto por um aumento nos preços (+23,5%), quanto pelo volume comprado (+19,6%), informou o Ministério da Economia.
Já as exportações tiveram alta de 27,6%, também pela média diária, a US$ 22,5 bilhões. Neste caso, o crescimento foi guiado sobretudo pelo avanço dos preços (+26,3%), já que a quantidade de embarques ficou praticamente estável sobre outubro de 2020 (+0,7%).
No acumulado de janeiro a outubro, o superávit da balança é de US$ 58,6 bilhões, contra saldo positivo de US$ 45,2 bilhões do mesmo período do ano passado.
Para 2021, a expectativa do ministério é de um saldo positivo de US$ 70,9 bilhões, projeção que foi atualizada no início do mês passado e que representa um valor recorde para a série iniciada em 1989.
BC e Febraban lançam plataforma de planejamento financeiro
O Banco Central e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançaram ontem (3) uma plataforma para ajudar as pessoas a melhor planejar suas finanças. Segundo seus desenvolvedores, a plataforma de educação financeira faz uso de inteligência artificial para apresentar “recomendações personalizadas” a cada perfil ou necessidade financeira.
Disponibilizada gratuitamente na internet, a plataforma utiliza o formato de jogos, estratégia adotada com o objetivo de tornar seu uso fácil e agradável. Além disso, adota como incentivo a seu uso premiações como facilidades para renegociação de dívidas ou vouchers para compra em lojas parceiras.
O chefe do Departamento de Engenharia Financeira do BC, Luis Mansur, disse que a estratégia foi adotada “visando utilidade e engajamento” pelos usuários. “Procuramos proporcionar alguns incentivos para participação na plataforma. As pessoas têm de sentir que estão sendo recompensadas para passar o tempo necessário na plataforma. Afinal, a competição pela atenção do usuário na internet é ferrenha”, explicou.
O conteúdo e as trilhas de aprendizado foram criados por educadores e especialistas em finanças pessoais e comportamento do consumidor, e receberam contribuições de membros da Comissão de Cidadania Financeira da Febraban.
O material é apresentado em vários formatos, abordando temas como planejamento financeiro, solução de dívidas, investimentos e relação com o dinheiro, em linguagem acessível a diferentes perfis da população e faixas etárias.
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