EQL News: Conheça 33 mulheres líderes de startups
Tempo médio de leitura: 9 minutos
A 100 Open Startups, plataforma de open innovation que conecta pequenas e grandes empresas, divulgou as vencedoras do Top Empreendedorismo Feminino 2021, um reconhecimento às 30 principais mulheres sócias-fundadoras e líderes de startups brasileiras listadas no ranking da entidade. Neste ano, os três primeiros lugares estão ocupados por Isabella de Arruda Botelho Lacerda, CRO e cofundadora da Pin People; Andrea Miranda, CEO da Standout; e Denise Yumi, cofundadora Happmobi – Educação Digital.
O ranking enfatiza o bom desempenho apresentado este ano por startups fundadas por mulheres. Segundo dados apurados pela instituição que organiza a lista, essas empresas conquistaram cerca de R$ 200 milhões em 2020 com contratos de open innovation. Além disso, a pesquisa revela que os principais segmentos delas são HRtechs, inteligência artificial e produtividade.
Veja quem são essas mulheres e o que fazem as startups nas quais atuam →
Por @bjanetrose
5 maneiras de desenvolver a inteligência emocional
“A inteligência emocional veio para tornar a vida mais leve e para aprimorar as relações das pessoas.” A frase é da especialista em desenvolvimento humano e membro da Sociedade Brasileira de Coach Samantha Alvarenga, que explica que o conceito, vindo da psicologia, permite compreender as próprias emoções e as emoções dos outros. “É entender os nossos gatilhos e aprender a lidar com as situações que nos desafiam”, diz.
O próprio autor por trás do conceito, Daniel Goleman, explica a IE da seguinte forma: “É a capacidade de identificar os nossos sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”.
Desenvolver a inteligência emocional é um diferencial importante em todos os campos da vida, pessoais e profissionais. Segundo pesquisa do PageGroup, companhia especializada em recrutamento, a IE é justamente uma das habilidades comportamentais mais valorizadas pelos líderes de grandes empresas da América Latina.
Dada a importância que a inteligência emocional vem ganhando nos últimos anos, a Elas Que Lucrem listou cinco maneiras para aprimorar a habilidade.
Geny do Carmo: a pedreira que faz sucesso nas redes sociais colocando a mão na massa
Foi para poder provar que uma mulher pode trabalhar em qualquer área, inclusive na construção civil, que a pedreira Geny do Carmo, 40 anos, começou a gravar vídeos de sua rotina nas obras. Desde que começou a expor o material nas redes sociais, a moradora da cidade de Santa Tereza do Oeste, no Paraná, já acumula mais de 300 mil seguidores no Facebook e quase 13 mil no Instagram, principais plataformas onde publica o conteúdo colocando, literalmente, a mão na massa.
Antes da profissão atual, Geny era costureira. Em geral, ela costurava bolsas escolares. Ela diz que não é que fosse ruim, mas sentia falta de algo que realmente a motivasse.
Em 2009, as empresas da cidade onde ela vive começaram a procurar mulheres para trabalhar na construção civil. Na época, ela lembra que se interessou pela vaga. Quando chegou ao local de trabalho, só havia homens. Isso não a intimidou. No início, ela foi contratada como servente de pedreiro, que basicamente é uma função de auxílio nas obras.
“Fui trabalhar em uma empresa onde meu marido já era pedreiro. Quando eu comecei a ver mais de perto a rotina, achei legal e comecei a me ver fazendo aquilo, sendo uma mulher pedreira. Eu admirava o jeito que os homens trabalhavam e, na hora do almoço, pegava o carrinho do meu esposo e assentava alguns tijolos”, lembra.
Um dia, o mestre de obras que vinha observando o trabalho de Geny, disse que ela levava jeito. “Foi ele quem me deu a primeira oportunidade de ser uma mulher pedreira”, conta. Desde então, não parou mais.
Bucket List: Como se planejar para ter o casamento dos sonhos
O casamento é, para boa parte das pessoas, uma das ocasiões mais importantes da vida. A festa, a cerimônia religiosa, o vestido, a lua de mel… Tudo precisa estar perfeito naquele que é considerado um dos dias mais especiais da trajetória dos apaixonados.
No entanto, a celebração dos sonhos exige uma boa dose de organização e planejamento – principalmente financeiro. A lista de providências é longa, com serviços e produtos tão diversos que podem variar de versões muito acessíveis a propostas capazes de ultrapassar até os limites racionais mais ampliados. É preciso tomar cuidado para que o início da vida de casal não se transforme num pesadelo do ponto de vista econômico.
Pensando nisso, a EQL conversou com Elisa Tavares, sócia da Boutique de 3, consultoria de eventos especializada em casamentos, e com a assessora Marina Bedaque, focada no público de alto padrão, para ajudar a calcular os custos para a realização de uma cerimônia luxuosa para 400 convidados. Depois de descobrir o montante necessário, detalhamos quatro formas de investir para conseguir realizar o sonho.
Mercosul lança campanha digital contra o feminicídio
Com o slogan Mercosul livre de Feminicídio, os países que integram o bloco sul-americano lançaram ontem (25) uma campanha digital para sensibilizar seus cidadãos a combater o feminicídio. A campanha reforça a importância do anonimato nas denúncias feitas pela vítima ou por pessoas que presenciam atos de violência contra a mulher.
Promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, uma vez que o Brasil atualmente exerce e presidência temporária do Mercosul, a campanha será veiculada nos canais digitais de comunicação das pastas da Justiça, do Interior e da Segurança dos países-membros do bloco.
No Brasil, as denúncias podem ser feitas pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180). A ligação é gratuita em todo o território nacional e também pode ser acessada em outros países, 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Create your profile
Only paid subscribers can comment on this post
Check your email
For your security, we need to re-authenticate you.
Click the link we sent to , or click here to sign in.