EQL News

Share this post
EQL News: 13 mulheres dão conselhos valiosos de negócios
newsletter.eql.com.br

EQL News: 13 mulheres dão conselhos valiosos de negócios

Tempo médio de leitura: 9 minutos

Nov 22, 2021
Share this post
EQL News: 13 mulheres dão conselhos valiosos de negócios
newsletter.eql.com.br

Há sete anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu que dedicaria uma data para incentivar e valorizar as mulheres que optaram por se tornar suas próprias chefes. Desde então, o dia 19 de novembro é marcado pela celebração do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. 

Estabelecida pela ONU Mulheres, a ocasião procura pautar debates envolvendo a diversidade de gênero em diferentes espaços da sociedade. Entre eles, as cadeiras de lideranças empresariais, os cargos da vida política e as falas de empoderamento econômico. 

No Brasil, a data é ainda mais representativa.. Desde 2019, o país ocupa a sétima posição no ranking de nações com o maior número de mulheres empreendedoras do mundo, de acordo com o último levantamento do Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Atualmente, elas são 30 milhões, o equivalente a 48,7% do mercado nacional, segundo a mesma pesquisa.

Leia a reportagem →


Retratos, por Monica Piloni


“São muitos dias de luta e poucos de glória”, diz Fernanda Ribeiro, cofundadora da Conta Black

“Preto e dinheiro são palavras rivais?”, diz um trecho da música “Vida Lôka”, dos Racionais MC’s, uma das inspirações da empreendedora Fernanda Ribeiro, 36 anos, cofundadora da Conta Black. Há três anos no mercado, a fintech foi criada para desburocratizar o acesso aos serviços financeiros no Brasil. Pensada inicialmente para ser uma conta digital, o negócio ganhou corpo ao longo de 2021 e agora é um hub de serviços financeiros e de consumo.

Ao lado do sócio e também marido, Sergio All, Fernanda decidiu empreender no mercado financeiro após largar o emprego em uma companhia aérea. A ideia inicial era migrar de carreira, mesmo sem saber para onde iria. Ela sentia falta de um propósito social. A paulistana, que é a quinta filha de uma família de sete mulheres, é formada em turismo e tem especialização na área de comunicação corporativa. 

“Eu tinha um emprego muito estável no ramo da aviação, mas à medida que fui subindo de cargo, eu via cada vez mais menos propósito, menos pessoas como eu. Sentia falta dos meus pares, principalmente mulheres negras”, conta. 

Leia a reportagem →



Elas que Lucrem na Bolsa: Por dentro da Petrobras

Fundada em 1953, durante o governo de Getúlio Vargas, a Petrobras surgiu em meio ao processo de industrialização do país como uma estatal, respondendo a uma grande mobilização da sociedade civil e de entidades privadas e governamentais que defendia a participação direta do Estado na produção do insumo. 

Em 1961, foi instalada a primeira refinaria de petróleo da companhia, em Duque de Caxias (RJ). Uma década mais tarde, foi criada a Petrobras Distribuidora, encarregada da distribuição do combustível e de seus derivados. Em 1974, foi descoberta a Bacia de Campos, uma das maiores áreas de exploração do país, na costa do Rio de Janeiro, Em 1997, com a instituição da quebra do monopólio no setor, a Petrobras se tornou uma empresa de capital misto, embora, até hoje, o maior acionista seja o próprio governo brasileiro.

Em 2007, houve a descoberta do pré-sal – importante reserva de petróleo e gás natural em águas profundas -, uma revolução no mercado petrolífero que fez com que a empresa experimentasse um grande crescimento. Nove anos depois, a produção do pré-sal atingiu a marca de 1 milhão de barris de petróleo por dia.

Atualmente, a Petrobras é uma das maiores produtoras de petróleo do mundo. A companhia conta, atualmente, com mais de 40 mil funcionários e uma produção diária de 2,84 milhões de barris.

Leia a reportagem →


NoFront lança segunda edição da campanha Educação Financeira contra o Racismo

Pelo segundo ano, a plataforma de impacto social NoFront lança a campanha Educação Financeira contra o Racismo, que se debruça sobre a construção de estratégias de letramento e empoderamento econômico gratuitos para a promoção do protagonismo negro por meio da educação financeira. 

Assim, é possível que a base da pirâmide social, composta por mulheres negras e indígenas, pessoas desempregadas, mães e pais solo e coletivos LGBTQIA+ tenham a oportunidade de combater o ciclo da pobreza no qual estão inseridas. 

“Queremos recuperar valores africanos distorcidos durante a história, exaltar a conexão com a prosperidade e seguir no comando das nossas vidas como pessoas negras motivadas, amparadas e vivas”, diz Gabriela Chaves, fundadora da NoFront, que busca democratizar o acesso ao conhecimento com um olhar sensível sobre questões raciais e de gênero. 

Um dos objetivos da campanha, por exemplo, é colocar em prática o programa de formação em economia política, relações raciais e de gênero, que vai instrumentalizar grupos e coletivos com conhecimentos sobre macroeconomia, fundamentos econômicos e princípios da economia política. O objetivo é formar lideranças periféricas que repliquem os saberes dentro de suas comunidades. Essa formação será somada ao acesso a conteúdos de planejamento financeiro pessoal.

Leia a reportagem →



Renda do trabalho no Brasil tem maior queda em 8 anos em 2020

A participação da renda do trabalho no Brasil no total de rendimentos registrou a maior queda em oito anos e registrou o menor patamar da série histórica em 2020, quando quase um quarto das residências do país recebeu um benefício social no primeiro ano da pandemia de Covid-19.

Dados divulgados na última sexta (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram ainda que pela primeira vez em uma região do Brasil, o Nordeste, a renda do trabalho perdeu para demais rendimentos, que incluem ajuda social.

O número de pessoas que receberam outros rendimentos saltou de 16,4 milhões em 2019, ou 7,8% da população, para 30,2 milhões, o que representa 14,3% da população.

Por outro lado, o total de pessoas com rendimento de trabalho caiu em 8,1 milhões, passando de 92,8 milhões para 84,7 milhões, ou de 44,3% para 40,1% da população, na maior queda percentual desde o início em 2012 da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), atingindo ainda o nível mais baixo.

Leia a reportagem →

Share this post
EQL News: 13 mulheres dão conselhos valiosos de negócios
newsletter.eql.com.br
Comments

Create your profile

0 subscriptions will be displayed on your profile (edit)

Skip for now

Only paid subscribers can comment on this post

Already a paid subscriber? Sign in

Check your email

For your security, we need to re-authenticate you.

Click the link we sent to , or click here to sign in.

TopNew

No posts

Ready for more?

© 2022 Elas Que Lucrem
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Publish on Substack Get the app
Substack is the home for great writing