EQL News - Edição 51
Tempo de leitura: 7 minutos
Investidora cria plataforma para combater desperdício de alimentos
Ao mesmo tempo que a fome castiga mais de 690 milhões de pessoas no mundo, o desperdício de comida atinge níveis extremos. Só em 2019, 931 milhões de toneladas de alimentos foram jogadas fora, o equivalente a 17% do total disponível aos consumidores, segundo a mais recente edição do Índice de Desperdício de Alimentos, publicado pela Organização das Nações Unidas. Segundo a entidade, essa quantidade seria suficiente para encher 23 milhões de caminhões de 40 toneladas e enfileirá-los sete vezes ao redor da Terra.
Essa quantidade se refere apenas às sobras alimentares nos pontos de venda, restaurantes e residências. Se a contagem incluir também as etapas de produção, pós-colheita, armazenamento e transporte em âmbito mundial, o volume aumenta para 1,3 bilhão de toneladas. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU) calcula que esses alimentos seriam suficientes para alimentar 2 bilhões de pessoas.
Para atingir esse objetivo, a nutricionista Heloisa Guarita decidiu desenvolver uma plataforma de investimento para startups voltadas à diminuição e controle do desperdício.
“O alimento é minha paixão. A indústria trouxe a possibilidade de alimentar a população e há quem diga que a produção tem que continuar crescendo para alimentar todo mundo. No entanto, um terço é desperdiçado, então não faz sentido. Não é preciso produzir mais, mas rever a cadeia e buscar soluções para o desperdício”, diz.
Leia as entrelinhas, por @andcrespi
Pergunte à especialista: como começar a investir
Quando falamos sobre investimentos, os termos, dados e informações podem parecer confusos para quem está começando, e investir parece uma missão impossível. No entanto, o assunto é bem mais simples e acessível do que parece, mas é necessário entender o básico para dar os primeiros passos.
Para ajudar, Elas Que Lucrem responde às cinco principais dúvidas em relação o tema:
1) Por onde eu começo a estudar?
2) Como colocar as finanças em ordem?
3) Qual é a melhor corretora de investimentos?
4) Posso começar com pouco dinheiro?
5) Como criar o hábito de investir todos os meses?
O que investidoras como Camila Farani, Flávia Mello e Adriana Flores querem saber antes de apostar num negócio
Buscar recursos é uma iniciativa necessária para a maior parte dos empreendedores que desejam crescer. No entanto, essa pode ser uma tarefa complicada, principalmente para as mulheres, já que as estatísticas não são muito animadoras no caso delas.
Levantamento realizado pela consultoria BCG em parceria com a Masschallenge, aceleradora global de startups, mostra que empresas cofundadas por mulheres geram 10% a mais de renda num período de cinco anos em comparação a empreendimentos exclusivamente masculinos. Por outro lado, o volume de investimentos em negócios criados por elas, que já eram baixos, ficaram ainda menores durante a pandemia de Covid-19.
Um investidor-anjo – ou investidora-anjo – pode ser a solução para empreendedoras que precisam de capital no início de suas operações. Elas Que Lucrem conversou com três investidoras-anjo para entender o que elas analisam na hora de escolher uma empresa para apostar.
Maiana Bonotto: 7 maneiras de prevenir o envelhecimento precoce e ter uma pele saudável
Quem não gostaria de continuar com uma pele saudável e aspecto mais jovem com o passar dos anos? Todos nós sabemos que, com o tempo, nossa pele vai mudando. Começa a perder o colágeno, linhas de expressão e ruguinhas surgem e aparecem algumas manchas. Mas o que muitos não sabem é que podemos prevenir esse processo de envelhecimento, mudando e trazendo alguns hábitos à nossa rotina.
Muitos são os fatores que podem causar danos à pele, acelerando o processo de envelhecimento natural. Além da exposição ao sol, que traz muitos danos, podemos falar da poluição, da luz dos dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores, além de outros agressores ambientais invisíveis aos olhos. Todos esses danos causados por agentes externos promovem a formação de radicais livres, flacidez, rugas e manchas.
A alimentação e hábitos não saudáveis, por sua vez, também são fatores que influenciam para potencializar os efeitos do envelhecimento cutâneo. Alimentos ricos em antioxidantes, uma rotina de cuidados com skincare e a prática de atividades físicas são ótimos aliados para manter um aspecto mais jovem.
Gostou desta edição?
Create your profile
Only paid subscribers can comment on this post
Check your email
For your security, we need to re-authenticate you.
Click the link we sent to , or click here to sign in.