A pressão foi forte sobre a bolsa brasileira ontem (24) com as perdas acentuadas nas bolsas do exterior.
Lá fora, os índices de ações despencavam com os temores de um aperto monetário já nesta semana pelo Federal Reserve, o banco central norte-americano, com seu comitê que se reúne amanhã (26).
O aperto monetário para conter o avanço da inflação nos Estados Unidos poderá vir como alta da taxa básica de juros e/ou o fim das medidas de estímulo à economia pelo Fed, como as compras de títulos do Tesouro e de hipotecas no mercado feitas desde o auge da pandemia.
Outra tensão aos investidores começa a surgir no leste europeu, onde a Rússia ameaça uma invasão à Ucrânia em busca de hegemonia na região. Países da Zona do Euro e os EUA podem entrar neste conflito. Por enquanto, o impacto maior foi nas bolsas europeias que fecharam com fortes baixas.
Nos Estados Unidos, os índices conseguiram recuperação ao longo da tarde e fecharam positivos. Mas, por aqui, o Ibovespa apenas conseguiu reduzir perdas e fechou com desvalorização de 0,92% aos 107.937 pontos. O acúmulo de alta em 2022 foi reduzido para 2,97%.
A tensão da semana só está começando. Uma agenda carregada de indicadores financeiros no Brasil e no exterior pressionará ainda mais os negócios. Principalmente, a partir de amanhã.
Hoje (25), feriado de aniversário de São Paulo, haverá pregão normalmente na B3, mas a liquidez deverá ser um pouco menor que a habitual.
Shopify alivia temores sobre capacidade e ações se recuperam
O Shopify disse ontem (24) que as mudanças propostas em sua rede de atendimento ajudarão os lojistas em sua plataforma a competirem melhor com grandes varejistas e não reduzirão capacidade logística, permitindo forte recuperação de suas ações.
As ações da empresa canadense subiram até 9,6% após o comunicado. As ações vinham caindo quase 9%, para a mínima em 18 meses, pressionadas por notícia na semana passada de que ela estava rescindindo ou reduzindo contratos com centros de distribuição parceiros de atendimento.
“Faremos mudanças na (Shopify Fulfillment Network) para ajudar os lojistas a competirem com grandes varejistas, como priorizar o envio de dois dias a preços acessíveis e acesso a devoluções fáceis para os compradores dos EUA”, disse a empresa.
As ações da Shopify passaram por uma montanha-russa durante a pandemia. Elas subiram até 178% em 2020, impulsionados por uma adoção mais ampla do comércio eletrônico por varejistas. Isso ajudou a empresa a destronar o Royal Bank of Canada como a empresa canadense mais valiosa. Mas os papéis caíram mais de 30% desde o início do ano.
A empresa disse que informou aos parceiros que a capacidade não será reduzida devido às mudanças propostas.
Wall Street levantou preocupações de que as mudanças poderiam significar grandes investimentos na rede de atendimento da Shopify e passar de um modelo de capital leve para possuir centros de distribuição, algo que os investidores provavelmente questionarão no atual ambiente de mercado.
“A Shopify não está nem perto de construir um tipo de operação de atendimento na escala da Amazon, e os investidores não devem esperar algo assim no curto prazo”, disse Ygal Arounian, analista da Wedbush.
A Shopify disse que tem capacidade suficiente para atender às necessidades de seus lojistas usando uma rede de centros de atendimento que permite que os clientes façam entregas com baixos custos de envio.
“A capacidade não será reduzida e não prevemos interrupções no atendimento de nossos lojistas”, acrescentou a empresa.
Create your profile
Only paid subscribers can comment on this post
Check your email
For your security, we need to re-authenticate you.
Click the link we sent to , or click here to sign in.