EQL News: Panela de pressão elétrica gasta menos?
Tempo médio de leitura: 4 minutos
Com as sucessivas altas nos preços do gás (23,2% no total entre março de 2021 e 2022) e da energia elétrica (25% no ano passado), qualquer economia é bem-vinda. Além disso, muita gente fica em dúvida na hora de comprar ou trocar um eletrodoméstico com medo de possíveis aumentos nas despesas mensais. Um dos impasses mais comuns é entre a panela de pressão tradicional e a versão elétrica que, nos últimos anos, têm conquistado a preferência do consumidor brasileiro principalmente graças à segurança.
Para resolver o dilema, a Proteste, uma das organizações de consumidores mais representativas da América Latina, realizou uma série de testes nas duas versões para descobrir qual delas é mais econômica. Foram avaliados os principais modelos de 4,8 litros e 6 litros disponíveis no mercado, com análises de aspectos como segurança, desempenho, volume real, facilidade de uso e versatilidade. Todas essas características apresentaram resultados positivos e todos os modelos testados foram indicados para compra.
Por Patricia Gonzalez
17 dos 20 remédios mais consumidos no Brasil já sofreram reajuste; veja como ficaram os preços
Desde o dia 1o de abril, cerca de 13 mil medicamentos do varejo brasileiro vêm sofrendo reajustes nos preços após autorização da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Com isso, os valores dos remédios regulados pelo Governo Federal já começaram a subir e devem registrar até 10,98% de alta, de acordo com o que foi estabelecido pela instituição no Diário Oficial.
O reajuste é um dos maiores registrados no país na última década. Em 2021, o Governo Federal autorizou alta de até 10,08% nos itens do segmento. Já em 2020 e 2019, a porcentagem ficou em 5,21% e 4,33%, respectivamente. Só em 2016 o valor da alteração foi superior, alcançando o patamar de 12,5%.
Brasília, Florianópolis e SP estão as maiores altas nos preços das passagens aéreas
Nos piores momentos da crise sanitária, dois dos setores mais afetados foram, justamente, aviação e turismo. No entanto, com o arrefecimento da pandemia, as companhias aéreas já estão prevendo aumentos de receita: só entre janeiro e março, o preço das passagens aéreas de viagens domésticas já subiu até 62%.
E não é apenas o aumento da demanda que está encarecendo as passagens. Outro fator que contribuiu para a alta nos preços, principalmente no último mês, foi a disparada no preço do petróleo nos mercados internacionais em decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Governo anuncia fim da tarifa extra para consumidores de energia
O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem (06) o fim da bandeira de escassez hídrica, em vigor desde setembro do ano passado, e que gerava uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Com o fim da bandeira, não haverá mais cobrança de taxa extra na conta de luz. A medida entra em vigor a partir do dia 16 de abril, informou o presidente.
“Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá redução de cerca de 20%”, postou Bolsonaro nas redes sociais. Em seguida, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou uma nota oficial com o mesmo teor das postagens do presidente sobre o assunto.
Downloads de aplicativos de bancos digitais no Brasil batem recorde em março
Os downloads de aplicativos de bancos e carteiras digitais no Brasil bateram um recorde de 24,7 milhões em março, um aumento de 12% ante mesmo mês do ano passado, segundo levantamento compilado pelo Bank of America.
A pesquisa, feita com dados capturados pela Sensor Tower, mostrou que o movimento foi forte tanto entre os chamados neobanks quanto das unidades digitais Nubank, com 3,5 milhões de aplicativos baixados, e Bitz, carteira digital do Bradesco, com 3,4 milhões de downloads.
Create your profile
Only paid subscribers can comment on this post
Check your email
For your security, we need to re-authenticate you.
Click the link we sent to , or click here to sign in.